INVENTÁRIO: AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ADOTAM ESSA FERRAMENTA?
Abstract
O inventário é o processo no qual verifica-se o estoque de produtos, mercadorias e materiais da empresa. Já o estoque pode ser caracterizado como acúmulo de material e está relacionado com o capital que gira na organização. Uma boa organização do estoque e otimização do espaço físico são essenciais ao desempenho organizacional. Ressalta-se ainda que a eficácia na organização está fortemente atrelada ao uso da ferramenta de inventário. No entanto, observa-se que as micro e pequenas empresas sofrem perdas significativas em decorrências de falhas de gestão de materiais. Nesse sentido, questiona-se: as micro e pequenas empresas adotam a ferramenta de inventários? Se não, quais fatores influenciam a não adoção? O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a adoção ou não da ferramenta de inventário por micro e pequenas empresas. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, realizada por meio de estudo de multicaso. Para análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a maioria das micro e pequenas empresas não fazem uso de inventários. A principal causa encontrada para não adoção da ferramenta inventário é a falta de conhecimento por parte dos gestores/proprietários. Ressalta-se também a importância da exposição da temática aqui proposta, para que proprietários e gerentes de empresas tenham acesso a tal ferramenta.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).