GERENCIAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO EM UMA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR
Abstract
Este estudo tem como objetivos mapear o processo produtivo de uma propriedade rural, descrever as ferramentas de gestão utilizadas, e propor novas ferramentas de gestão. Para tanto, o estudo teve o seguinte problema de pesquisa: As atuais ferramentas de gestão utilizadas garantem uma adequada gestão do processo produtivo? Em relação ao caminho metodológico, optou-se por uma abordagem dedutiva, quantitativa e qualitativa, quanto aos procedimentos, uma pesquisa descritiva e um estudo de caso, e como técnicas de coleta de dados entrevista não estruturada e pesquisa documental, e para análise dos dados se utilizou de planilha eletrônica e análise de conteúdo. No processo de construção do estudo foi possível compreender o gerenciamento do processo produtivo de uma propriedade rural com atuação no ramo da suinocultura. Como resultados da pesquisa, foi descrito o processo produtivo da propriedade e ilustrado através de um fluxograma, se constatou que não são utilizadas ferramentas de gestão na propriedade, e foi sugerida a utilização de planilha eletrônica, ciclo PDCA, brainstorming, diagrama de ishikawa, e 5W2H, vislumbrando profissionalizar a gestão da propriedade. Conclui-se que as atuais ferramentas de gestão não são suficientes para uma adequada gestão do processo produtivo, sendo necessário utilizar outras ferramentas para auxiliar no processo de tomada de decisões.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).