ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA MPE DO SETOR DE VESTUÁRIO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA GALPÃO BOUTIQUE DE CAICÓ-RN

Autores

  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Aniele Fernandes dos Santos Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Pablo Phorlan Pereira de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha

Resumo

No cenário mercadológico atual, muitas empresas fecham as portas por falta de recursos para realizar suas atividades, nessa perspectiva a estratégia empresarial passou a ser adotada pelas empresas tornando-se um elemento chave na luta pela sua sobrevivência. Esse estudo apresenta a seguinte problemática: “Como a Estratégia Empresarial pode contribuir para o crescimento da organização?”. Com a finalidade de oferecer mais conhecimento sobre as diferentes formas de estratégias que podem ser utilizadas por diversas empresas e em diversos seguimentos, para atingir seus objetivos e alcançar o sucesso. O objetivo geral é analisar o planejamento estratégico da empresa Galpão Boutique de Caicó-RN, buscando refletir sobre a eficiência deste para o crescimento da instituição, apresenta como objetivos específicos, conhecer a missão, visão e valores da empresa; observar os métodos utilizados no planejamento das metas e objetivos; avaliar os esforços da organização para alcançar seus objetivos e verificar a importância do comprometimento individual para o sucesso da organização. A metodologia baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, elaborada a partir de material já publicado de alguns teóricos como Chiavenato (2010), Oliveira (2004) e Robbins (2009) entre outros. Foi realizada uma entrevista com a gestora da empresa e uma pesquisa exploratória utilizando o método de observação informal. As observações durante o estudo e a entrevista realizada com a gestora permitiram fazer uma análise das estratégias utilizadas pela empresa verificando-se a importância destas para seu crescimento organizacional, permitiram também a identificação de algumas necessidades básicas importantes para maximização de seus resultados.

Biografia do Autor

  • Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha
    Professor em exercício na Instituição Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015), Conceito CAPES 4. Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE?s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios. Gestor na empresa LT Máquinas.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>