CHECK-UP DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PERSPECTIVA DOS COLABORADORES: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE EM CAICÓ/RN

Autores

  • Pedro Paulo Donato Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Tatiane de Lourdes Azevedo da Cunha Bezerra Faculdade Católica Santa Teresinha

Resumo

Esse trabalho busca expor a importância do planejamento estratégico para as empresas. O estudo foi desenvolvido no Colégio Diocesano Seridoense (CDS) em que procurou avaliar como é desenvolvido o planejamento estratégico nessa instituição. Essa avaliação deu-se por forma de observação In loco e por uma pesquisa aplicada aos colaboradores, sendo estes, escolhidos de maneira aleatória, atingindo todos os setores, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário caracterizando uma abordagem quantitativa. A partir dos resultados percebeu-se que os colaboradores engajam-se em suas atividades por conhecerem a essência das estratégias e a importância destas para a empresa, porém não participam efetivamente do planejamento estratégico, executando apenas as atividades delegadas. Uma atenção e liberdade maior são dadas a estes nos setores em que trabalham, onde contribuem com ideias e são melhores orientados pelos gerentes/coordenadores. Com isso, identificou-se também na empresa que não existe um planejamento estratégico implantado, assim como uma missão, visão e valores bem definidos, os quais servem de norteamento para o planejamento, na qual se viu a necessidade de fomentar acerca da temática acima supramencionada, tomando por base os textos de Chiavenato (2010), Oliveira (2004), Costa (2007), Zezone (2007), Herrero (2005), Whight, Kroll, Parnell (2007), Kotler e Keller (2006). Diante de todo estudo realizado, chegou-se à conclusão de que a temática precisa ser mais ampliada e debatida, afim que haja um melhor entendimento e alinhamento das estratégias por parte dos colaboradores e dos setores.

Biografia do Autor

  • Pedro Paulo Donato, Faculdade Católica Santa Teresinha
    Discente da Faculdade Católica Santa Teresinha.
  • Tiago Douglas Cavalcante Carneiro, Faculdade Católica Santa Teresinha
    Professor em exercício na Instituição Faculdade Católica Santa Teresinha.
  • Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha
    Professor em exercício na Instituição Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015), Conceito CAPES 4. Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE?s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios. Gestor na empresa LT Máquinas.
  • Tatiane de Lourdes Azevedo da Cunha Bezerra, Faculdade Católica Santa Teresinha
    Professor em exercício na Instituição Faculdade Católica Santa Teresinha.

Downloads

Publicado

2018-06-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>