CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AMBIENTES DE PRODUÇÃO ENXUTA SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2007 E 2017 ATRAVÉS DA BIBLIOMETRIA
Abstract
Com os novos paradigmas produtivos e geração de grande quantidade de poluição por parte de algumas empresas, práticas mais limpas de produção enxuta e sustentável tem se mostrado relevantes. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar através da técnica da bibliometria, a produção científica mundial referente aos ambientes de produção enxuta sustentável no período compreendido entre 2007 e 2017 por meio da análise de artigos disponíveis em base de dados online. Metodologicamente o estudo enquadra-se como de natureza exploratória, adotando-se a revisão bibliográfica dos artigos publicados nas bases de dados Science Direct, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Os dados obtidos foram organizados segundo várias dimensões como: autores, países, instituições e datas de publicação, evidenciando particularidades relativas a cada dimensão. Como resultado, encontrou-se uma quantidade restrita de artigos publicados sobre ambientes de produção enxuta sustentável. Ao final, evidenciam-se oportunidades de estudos que possam expandir o espectro do atual e gerar novos resultados para a área de produção enxuta e sustentável.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).