CAPACIDADES DE INOVAÇÃO: QUAIS SÃO OS MODELOS QUE VEM SENDO DESENVOLVIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS?
Abstract
Desempenho, abrangendo a inovação de processos e de produtos é um fator já consolidado na literatura para ser utilizado como fator resultante da capacidade de inovação. Todavia, os estudos vêm tendo por cerne as capacidades de inovação, sem aprofundar de forma específica a temática dos modelos de capacidade de inovação que vem sendo utilizados pelas organizações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas em nível mundial sobre os modelos de capacidade de inovação. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico e sistemático com análise de conteúdo dos artigos localizados nas bases de dados Science Direct, Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Trabalhou-se com um portfólio de 50 artigos, metodologicamente selecionados. Nestes, destaca-se o crescimento no interesse por esse tema de pesquisa como se percebe pela quantidade de artigos publicados por ano. Havendo uma predominância nas publicações por parte da Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. As universidades que mais se destacam são Gebze Institute of technology (Turquia), Ruakura Research Centre (Nova Zelândia) e University of Alabama (Estados Unidos). Predominância dos autores mais produtivos: turcos, a saber: Salih Zeki Imamoglu, Huseyin Ince e Halit Keskin. E tendo por pediódico mais produtivo o Procedia - Social and Behavioral Sciences. Os artigos encontrados puderam ser mapeados e categorizados em quatro eixos de capacidades de inovação, a saber: tecnológica, operacional, gerencial e transacional. Os achados da presente pesquisa podem contribuir cientificamente ao indicar um panorama geral do que vem sendo publicado mundialmente acerca da temática de modelos de capacidade de inovação dentro de quatro eixos de análise, bem como podem contribuir gerencialmente por permitir um conhecimento de cada um dos modelos e de que forma estes vem sendo desenvolvidos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).