MODELAGEM E SIMULAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AS EQUIPES DE PATRULHAMENTO DA POLÍCIA MILITAR NA CIDADE DE CAICÓ-RN
Abstract
Nos últimos anos tem se tornado crescente a sensação de insegurança em meio à população. Esse sentimento é decorrente, em parte, do aumento no número de crimes atribuído à falta de recursos de segurança e a má administração dos recursos disponíveis. A Modelagem e Simulação (MS) do processo de atendimento aos chamados da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM-RN) e da distribuição das equipes de patrulhamento vem permitir uma avaliação da situação atual, bem como a realização de experimentos baseados no modelo real, buscando a investigação dos níveis de saturação física e emocional das equipes de patrulhamento. O processo de MS foi utilizado com o objetivo de simular a variação na alocação de recursos (equipes de patrulhamento), tornando possível avaliar os índices de atividade e atuação das equipes de patrulhamento através otimização no raio de cobertura das equipes. Os resultados obtidos mostraram que a modelagem do processo e a simulação na alteração do número de equipes, propiciou uma avaliação prévia do impacto dessas mudanças, fornecendo informações quanto ao nível de estresse dos recursos humanos alocados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).