COMPREENDENDO OS ITENS DE MAIOR ROTATIVIDADE DE UMA MPE DO SETOR GASTRONÔMICO ATRAVÉS DA CURVA ABC: ESTUDO DE CASO NO RESTAURANTE PONTO CERTO EM CAICÓ/RN
Abstract
A rivalidade nas empresas vem crescendo a cada dia, com isso o controle de estoques passa a ser de vital importância. Os brasileiros vem optando pelo consumo de alimentos fora de suas residências, proporcionando o crescimento do setor gastronômico. Apoiado nesse contexto, a pesquisa apresenta a seguinte problemática: como o emprego da ferramenta curva ABC pode cooperar com o gerenciamento de estoques de uma empresa do setor gastronômico? Para a obtenção do objetivo geral, foi imprescindível a boa execução dos seguintes objetivos específicos: analisar os itens e níveis de estoque de uma empresa gastronômica, considerar os principais itens pertencentes ao seu gerenciamento de estoques, classificar os itens de maior importância do estoque através da curva ABC, identificar a imobilização de capital em estoques de maior e menor importância através das técnicas da curva ABC. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, o levantamento dos dados utilizou o método de pesquisa documental. A pesquisa foi realizada no restaurante Ponto Certo, localizado em Caicó/RN. O intuito do estudo foi o de classificar a demanda de produtos dentro da ferramenta curva ABC, com o propósito de auferir aqueles itens que apresentam uma maior rentabilidade para a empresa. A análise dos resultados permitiu identificar quais os itens de maior importância dentro da demanda do restaurante, bem como suas variações dentro do cardápio. Também foram identificados os itens com importância intermediária e aqueles com a maior variedade dentro do cardápio, mas com participação mínima no faturamento da empresa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).