CUSTO E LUCRATIVIDADE: UM LEVANTAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS DE UMA MARCENARIA DA CIDADE DE SÃO BENTO/PB
Abstract
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de elaborar um sistema de custeio em uma marcenaria, apontando os custos por dois métodos, e demonstrando o percentual de lucratividade em ambos os métodos. Como a empresa é informal e os proprietários não fazem o controle de custos de forma correta, surgiu a necessidade de melhorar esse custeio. Assim foi possível pôr em prática o que foi visto na faculdade e ajudar essa empresa a continuar no mercado, pois através do controle de custeio é possível aumentar e lucros e diminuir os custos. O trabalho traz como sua problemática apontar se a empresa está tendo lucro para se manter no mercado e se poderá aumentar a lucratividade. Diante disso, tem como objetivo geral realizar estudos de custeio, seja ele por absorção ou departamentalização apontando a lucratividade de uma marcenaria sendo os específicos realizar o rateio dos custos seguindo o método de absorção, realizar o rateio dos custos seguindo o método de departamentalização e apontar o percentual de lucratividade da marcenaria. Trará em sua elaboração uma abordagem quantitativa e uma análise documental e baseia-se em obras de BRUNI, Adriano Leal, FAMÁ, Rubens e MARTINS, Eliseu. Assim, o estudo é de fundamental importância, pois traz informações necessárias para a continuidade. Além de servir como base para outros estudos que poderão vir a ser feitos em outras instituições.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).