A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SIAT NO PROCESSO DE ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS: UMA ANÁLISE NO SETOR DE ARRECADAÇÃO DA COORDENADORIA DE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL DE CAICÓ/RN
Abstract
O uso desses sistemas se tornou indispensável nos dias atuais, pois são ferramentas que facilitam e agilizam a coleta de dados que processados se transformam em informações que ajudarão no processo decisório, tornando-se um grande facilitador dentro de qualquer empresa. Na Coordenadoria de Tributação Municipal da cidade de Caicó, onde foi realizado esse estudo, não ocorre diferente, esse órgão público conta com o sistema de informações SIAT, desenvolvido especialmente para uso em área pública, com o intuito de auxiliar na realização de tarefas rotineiras dentro de seus setores, entre eles o Setor de Arrecadação, responsável pelo recolhimento de tributos do município. Essa ferramenta oferece suporte ao processo arrecadatório municipal, armazena e disponibiliza informações sobre os contribuintes, agilizando os atendimentos e auxiliando na criação de processos administrativos, entre outras funções. Tudo isso torna o atendimento mais ágil e eficiente. Contudo, para o embasamento desse estudo, foi necessária a realização de visitas in loco ao ambiente estudado, assim como pesquisas bibliográficas sobre os temas abordados e aplicação de um questionário, isso para que se tenha maior noção dos benefícios que esse sistema pode trazer para o processo de arrecadação de tributos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).